Ando refletindo sobre o silêncio como forma de violência no ambiente corporativo no contexto das dinâmicas das relações interpessoais. Esse tipo de violência geralmente se manifesta de maneira sutil e passiva, mas pode ter um impacto profundo na saúde mental e no desempenho das pessoas. Gritos e explosões de raiva são repreensíveis, mas o silêncio pode até parecer algo elegante e discreto. Mas, vejamos:
- O silêncio pode ser punição: quando uma pessoa ignora a outra, recusando-se a se comunicar ou responder, isso pode ser punição emocional. Essa atitude pode provocar sentimentos de isolamento, insegurança e desvalorização.
- O silêncio pode ser retaliação: após um conflito ou desentendimento, alguns profissionais optam por silenciar seus colegas como uma forma de retaliação. Isso cria um ambiente hostil e mina a colaboração e a troca de ideias.
- O silêncio pode ser uma estratégia de controle: pode-se usar o silêncio para manter o controle sobre uma situação ou manipular as pessoas, evitando fornecer informações relevantes ou feedback necessário.
- O silêncio como concordância no “crime”: não se posicionar ou se calar diante de situações problemáticas, como assédio ou discriminação, também constitui uma violência silenciosa. A omissão pode perpetuar práticas prejudiciais e desmoralizar as vítimas.
O silêncio é talvez a saída mais fácil para se livrar do outro. Não dá trabalho, não se precisa articular ideias numa conversa e não se corre o risco de que o outro possa te mostrar outra perspectiva que te faça sentir mal, ou menor do que você pensa que é. Também funciona muito bem para surrupiar ideias, você simplesmente dá um gelo naquela pessoa que apresentou algo brilhante: gosto do que você diz, mas não gosto que você o tenha dito.
Os impactos do silêncio são insegurança e desinformação. A exclusão e o isolamento podem desencadear ansiedade, depressão e baixa autoestima. A falta de comunicação clara e apoio afeta a motivação e o engajamento.O silêncio pode criar um clima organizacional de medo e insegurança. O silêncio é tóxico.
91% dos profissionais brasileiros (dados de 2024) sofrem com raiva, depressão e/ou stress. Fico aqui me perguntando: quanto disso é responsabilidade da fala mansa e do silêncio violento?
Você já sofreu com isso alguma vez na sua vida profissional?