O autoconhecimento organizacional (AO) envolve a compreensão profunda de uma organização sobre suas próprias operações, cultura, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Esse processo é fundamental para o desenvolvimento estratégico e a melhoria contínua.
O AO tem várias facetas e envolve entender a cultura organizacional, os processos, as competências e capacidades, o desempenho e resultados, a satisfação dos funcionários e a satisfação dos clientes.
Abundam no mercado softwares, métodos e métricas que ajudam a entender todas as facetas acima descritas, tais como: análises SWOT, pesquisas de clima organizacional, avaliações de desempenho, mapeamento de processos, benchmarking, feedback 360 graus, dentre outros. É importante notar que métricas como pesquisas de clima, avaliações de desempenho e feedback 360 graus têm foco nos indivíduos.
No entanto, nenhuma das métricas existentes no mercado é capaz de mostrar como os fluxos de informações (FI) se comportam. A circulação de informações numa organização é tão importante quanto o sangue num organismo humano: sem isso não há organização. Observe-se que a cultura organizacional, por exemplo, se dissemina através dos FI´s, bem como a adaptação a mudanças, a criatividade e a inovação. Além disso, as estratégias organizacionais e o engajamento dos funcionários também são totalmente dependentes dos FI´s que circulam em todos os ambientes da empresa.
Uma organização não se conhece, de fato, a não ser que compreenda a estrutura dos fluxos de informações. É nisso que a ONA, análise de redes de relacionamento organizacionais, ajuda. Para saber mais sobre ONA você pode ler os seguintes textos já publicados no blog:
- Aplicabilidades da ONA
- Aplicabilidades da ONA em Políticas Públicas
- A ciência das redes e a ONA
- ONA ao estilo Neuroredes
Nós da Neuroredes somos especialistas em ONA. Sabemos como mapear e analisar FI´s e podemos ajudar uma organização a entender melhor a si mesma o que garante um posicionamento estratégico mais forte no mercado, bem como maior satisfação de funcionários e clientes.