A decoerência da informação (DI) refere-se tipicamente à perda ou degradação de informação em um sistema quântico devido às interações com seu ambiente. Na física quântica, manter a coerência é crucial para tarefas como computação quântica e comunicação quântica. A DI é o estudo de como a informação se espalha ou se perde em sistemas quânticos complexos. 

A ONA (Análise de Redes Organizacionais) concentra-se em entender as estruturas e dinâmicas das redes de pessoas em organizações. Ela examina como essas conexões influenciam o comportamento, a inovação e o desempenho da organização.

Combinar a DI com a ONA oferece uma perspectiva fascinante sobre como as redes se comportam e evoluem.

Numa organização a DI ocorre quando as informações saltam de um ser humano a outro. Quanto maior a quantidade de saltos, maior a DI. Numa organização também é vital manter a coerência das informações na comunicação tanto interna quanto externa. Disso dependem as decisões estratégicas, táticas e operacionais e, em última análise, o sucesso da organização.

A ONA pode identificar como a DI afeta o funcionamento geral e o desempenho da organização. Ao entender as vulnerabilidades estruturais que contribuem para a DI é possível alterar a estrutura relacional para melhorar o desempenho organizacional. Observem-se as estruturas abaixo:

Numa estrutura organizacional hierárquica a distância entre o CEO e um atendente de telemarketing, por exemplo, é usualmente uma estrutura linear com DI alto. Se considerarmos que é o atendente que está em contato direto com o cliente, mas é o C-level que toma decisões estratégicas com informações sobre o mercado (cliente) ficam algumas reflexões: