A decoerência da informação (DI) refere-se tipicamente à perda ou degradação de informação em um sistema quântico devido às interações com seu ambiente. Na física quântica, manter a coerência é crucial para tarefas como computação quântica e comunicação quântica. A DI é o estudo de como a informação se espalha ou se perde em sistemas quânticos complexos.
A ONA (Análise de Redes Organizacionais) concentra-se em entender as estruturas e dinâmicas das redes de pessoas em organizações. Ela examina como essas conexões influenciam o comportamento, a inovação e o desempenho da organização.
Combinar a DI com a ONA oferece uma perspectiva fascinante sobre como as redes se comportam e evoluem.
Numa organização a DI ocorre quando as informações saltam de um ser humano a outro. Quanto maior a quantidade de saltos, maior a DI. Numa organização também é vital manter a coerência das informações na comunicação tanto interna quanto externa. Disso dependem as decisões estratégicas, táticas e operacionais e, em última análise, o sucesso da organização.
A ONA pode identificar como a DI afeta o funcionamento geral e o desempenho da organização. Ao entender as vulnerabilidades estruturais que contribuem para a DI é possível alterar a estrutura relacional para melhorar o desempenho organizacional. Observem-se as estruturas abaixo:
Numa estrutura organizacional hierárquica a distância entre o CEO e um atendente de telemarketing, por exemplo, é usualmente uma estrutura linear com DI alto. Se considerarmos que é o atendente que está em contato direto com o cliente, mas é o C-level que toma decisões estratégicas com informações sobre o mercado (cliente) ficam algumas reflexões:
- Um atendente com percepção estratégica recolheria informações mais estratégicas?
- Uma conexão direta dessas pessoas com o C-level poderia diminuir a DI e consequentemente resultar em estratégias mais eficazes?
- Numa sociedade complexa com clientes cada vez mais informados e empoderados, quem as organizações estão colocando para atendê-los diretamente? Essas pessoas estão habilitadas a perceber as demandas do mercado e a relação delas com as estratégias organizacionais?