Neurometria


O que você faria se descobrisse que seu departamento de Vendas não se comunica de forma adequada com o departamento de Marketing?


A Neurometria entra como uma poderosa ferramenta de mapeamento da rede de comunicação, que complementada pela nossa análise técnica permite um diagnótico preciso do fluxo de informações na estrutura organizacional.


O nome Neurometria vem de uma analogia com o funcionameno do cérebro humano, onde de  bilhões de neurônios conectados emerge a mente humana, e de "n" indivíduos conectados emerge uma organização. Chamamos o mapeamento das redes de "Mente Coletiva", que representa o mapeamento das interações entre as pessoas, que são a própria fundação da organização.


A Neurometria apresenta uma narrativa gráfica da estrutura de rede, permitindo que sejam identificados fácilmente os principais pontos de atenção de acordo com as necessidades de cada cliente. O potencial de ação da Neurometria não abrange somente a estrutura interna das organizações, a análise de redes expandidas permite identificar potenciais novos negócios através da rede de contatos que permeia a organização, ou seja, nos contatos externos de seus funcionários.


Para ajudarmos a tangibilizar o potencial da aplicação da Neurometria, elencamos abaixo alguns resultados que obtivemos em diferentes tipos de organização.


Caso 1 - Equilibrando as comunicações do nível estratégico da organização entre as unidades de negócio:

A Neurometria aplicada nesta organização teve como escopo o nível estratégico da empresa. Foram entrevistados 93 funcionários, distribuídos entre os cargos de Supervisores, Gerentes e Superintendentes, em 35 unidades de negócio.


O gráfico ao lado é o resultado primário da análise realizada. Cada número do gráfico representa um funcionário e cada símbolo do nó representa a filial a que pertence o funcionário.


1 - Através do gráfico podemos observar rapidamente que os números 22, 43, 51, 56 e 83 estão totalmente desconectados do restante. Esta falta de comunicação é ainda mais preocupante pois trata-se do nível estratégico da empresa, onde as comunicações devem fluir de forma rápida e segura para permitir uma boa tomada de decisão.


2 - O cenário é agravado quando observa-se que a unidade de negócio a que os números 56 e 23 fazem parte tem um único vínculo à rede de comunicação da empresa, que ocorre entre os números 23 e 59.


3 - O funcionário de número 33 é o mais conectado da organização, de forma que removê-lo da estrutura pode causar um desequilíbrio no fluxo de informações, e por outro lado, as informações podem ser mais facilmente disseminadas no nível estratégico com sua participação.


A centralização de informações e do fluxo de comunicação torna-se uma fonte de poder, podendo resultar na informação sendo distribuída em um formato que favoreça os pontos de maior influência, como é o caso do número 33. O ideal é que as redes sejam balanceadas para que não haja centralização do conhecimento e as unidades de negócio possam operar de forma mais eficiente.


Caso 2 - Desbalanceamento da estrutura hierárquica do departamento:

Neste outro caso, aplicamos a Neurometria em um departamento de financiamento de veículos de uma financeira. Para este projeto foram entrevistados todos os 93 funcionários do departamento, incluíndo o Diretor, representado pelo número 25 e o superintendente, respresentado pelo número 75.


1 - Os principais problemas relatados pela empresa durante a execução desta análise foram:

  • O Diretor do departamento (25) apresentava dificuldades em cumprir as funções estratégicas de acordo com seu papel.
  • Gerentes regionais passaram a relatar falta de autonomia e desentendimentos  com a equipe de vendedores.


2 - Podemos observar no gráfico que a comunicação dos vendedores, representados pelos triângulos verdes mais à esquerda do gráfico, estava ocorrendo diretamente com o Diretor (25) e pulando a interação com os Gerentes regionais, representados pelos triângulos vermelhos.


3 - A contratação do Diretor (25) foi o evento que resultou no desbalanceamento do equilíbrio da estrutura hierárquica.

Após sua contratação, o Diretor agregou à sua equipe diversos membros de sua empresa anterior, fazendo com que a comunicação passasse a ser realizada diretamente com ele, ao invés dos gerentes regionais.


4 - Esta configuração acarretou uma sobrecarga de atividades no Diretor, que passou a apresentar dificuldades para cumprir as funções esperadas.


Em todos os nossos trabalhos realizamos além do diagnóstico das redes, os desenhos das soluções junto à liderança da organização, levando em conta o contexto da empresa. Caso tenha interesse em saber mais sobre os trabalhos apresentados e seus resultados, entre em contato e agende uma visita.